2019/01/31

Waze expande programa de beacons em túneis


O Waze tem promovido a adopção de beacons para permitir a navegação em túneis, sem que se fique dependente da recepção dos sinais GPS.

Por muito útil que o Waze seja, não há nada mais frustrante do que ver o nosso ponto no mapa ficar parado assim que se entra num túnel. Se na maioria dos casos isso não é muito problemático (no caso dos túneis com apenas uma entrada e uma saída), em casos de vias subterrâneas mais complexas, pode tornar-se bem mais complicado.

Para resolver essa questão, o Waze tem um programa de beacons que permite saber a localização mesmo em locais onde não seja possível receber os sinais GPS (como os túneis) e que já está a ser aplicado nos túneis em Nova Iorque.

Segundo o Waze, o valor para os municípios ou entidades rodoviárias é reduzido, com um custo de cerca de 25 euros por beacon e recomendando 25 beacons por quilómetro (com 40 metros de intervalo entre eles, o que resulta num custo de 625 euros por quilómetro). Como vantagem acrescida, estes beacons não são proprietários nem exclusivos para utilização do Waze, podendo ser utilizados por outros serviços de navegação que queiram usufruir deles.

... Para quando a sua instalação nos túneis nacionais? :)

1 comentário: