2019/02/05

App do Gmail não deixa apagar emails numa "thread"


Muitas vezes deparo-me com situações que me fazem interrogar se os criadores de determinada app ou serviço realmente os utilizam; e infelizmente tem sido - cada vez mais - esse o caso com o bem conhecido Gmail da Google.

Ninguém põe em causa a evolução que o Gmail teve ao longo dos anos; no entanto, por diversas vezes começaram a ser feitas alterações que me fizeram começar a suspeitar sobre se realmente seriam evoluções para melhor - ou nem por isso (por exemplo, quando deixou de utilizar as barras de scroll nativas do browser, passando a utilizar as suas próprias). Mas ultimamente, parece-me que chegou a um ponto verdadeiramente preocupante.


Como se não bastasse o "avançado" sistema de transformar os endereços de email num "balão" de contactos (o que não só complica a sua edição como também pode provocar longos segundos com o Gmail encravado quando se adicionam muitas dezenas de endereços de email), a parte que agora mais me tem irritado é a incapacidade da app do Gmail para eliminar um único email integrado numa thread de conversação.

Não é que a app do Gmail alguma vez tenha sido de referência (a começar pelos tempos em que nem permitia configurar os gestos - coisa que, aliás, ainda nem sequer está disponível na versão iOS). Mas neste caso estamos a falar de uma das mais básicas operações que se poderá exigir a uma app de email: eliminar uma mensagem!

Infelizmente, quando se está numa thread com múltiplos emails, a única opção que temos na app é ou apagar tudo, ou não apagar nada. E como se isto não fosse suficientemente absurdo, que tal ver que nesse mesmo sub-menu onde falta a opção de eliminar um email, permanece uma opção para imprimir um email!?!

Fico seriamente preocupado, só de pensar que alguém na Google acha que imprimir emails é muito mais necessário que eliminá-los...

6 comentários:

  1. É possível na versão web. Já tinha dado conta e é lamentável.
    Há que reportar - pode ser que sirva de algo...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente também já tinha confrontado com essa cena aberrante.

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Mas discordo da vergonha que sentimos ao termos que usar uma palavra inglesa tão feia para nos referirmos à fiada de mensagens.

    Digam todos sem medos: FIADA!

    "Eliminar uma mensagem da fiada."

    ResponderEliminar
  4. Isso já funciona assim há anos.
    A filosofia é que, se se está no modo de "Conversation View", que está activa por omissão, não faz sentido apagar um mail no meio dessa mesma conversação.
    No entanto, se forem às opções da app, clicando na conta de mail, na secção "General", e desactivarem a opção "Conversation View", já irão conseguir apagar um mail da fiada, porque disseram activamente que não queriam essa vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo. Se aparece uma mensagem com informação totalmente fora de contexto ou até mesmo SPAM no meio da fiada (ocorre tantas, mas tantas vezes!) porque não poder eliminar essa mensagem logo no telemóvel?
      Tenho que ir ao PC ou ao navegador para o fazer?
      Tenho a certeza de que não custaria muito à Google implementar essa opção - podendo até ser algo que o utilizador poderia ligar ou desligar nas configurações.

      Eliminar