2019/02/22

Carregadores USB-C Aukey PA-Y10 e PA-Y18 com Power Delivery 3.0

Os carregadores são um componente indispensável - mas muitas vezes menosprezado - e hoje o nosso Luis Costa traz-nos duas propostas para quem estiver em processo de migração para carregadores com ficha USB-C e Power Delivery 3.0.


Recentemente tivemos oportunidade de analisar um carregador Aukey, que se destacava pela sua capacidade de carregamento rápido. Com 72W no total, o Aukey PA-Y12 constitui-se como uma opção incontornável para quem procura um carregador capaz de carregar vários equipamentos em simultâneo. As três portas do Aukey PA-Y12 não permitem que seja tão compacto como por vezes é necessário, motivo pelo qual hoje vamos falar dos Aukey PA-Y10 e Aukey PA-Y18 - dois carregadores pensados para a portabilidade, mas distintos em termos de características.




O carregador USB-C Aukey PA-Y10



O Aukey PA-Y10 apresenta duas portas USB, menos uma que o Aukey PA-Y12 e tem particularidade de se ligar directamente ao tomada da rede eléctrica, dispensando por isso um cabo para esse efeito. No total, este Aukey PA-Y10 tem uma capacidade de carregamento de 56,5W, que são divididos da seguinte forma: 46W para a porta USB-C e 10,5W para a porta USB-A.

Com os 46W poderemos carregar um alargado leque de portáteis, onde se incluem os MacBook da Apple, algo que poderá ser importante para acompanhar o portátil.


A porta USB-C, compatível com a norma Power Delivery 3.0, disponibiliza as seguintes relações de carregamento: (PDO) 5 V 3 A, 9 V 3 A, 12 V 3 A, 15 V 3 A, 20 V 2,3 A; (PPS) 3 V-16 V 3 A. Na imagem em baixo, podemos ver a porta USB-C a disponibilizar 20V/2,3A, quando carregada um portátil.


No caso da porta USB-A, a relação de carregamento baixa para valores bem conhecidos dos utilizadores, com os 5V/2,1A serem ainda bastante comuns no mercado de smartphones.


O carregador USB-C Aukey PA-Y18



Este Aukey PA-Y18, é o tipo de artigo a que quase ninguém consegue resistir. As suas reduzidas dimensões, assemelham-no a um brinquedo, mas puro engano, pois há aqui muito "power" que se esconde por trás do seu aspecto simplista


A reduzida dimensão (36 x 34 x 30 mm e 42 g) não tem implicações em termos de funcionamento, com a marca a assegurar que os mecanismos internos de segurança protegem os equipamentos de problemas com corrente excessiva, sobre aquecimento e sobrecarga.



Este pequeno carregador tem apenas uma porta USB-C e é também compatível com a norma Power Delivery 3.0, mas fica-se por um valor inferior ao dos seus irmãos, com a potência máxima a estar limitada a 18W.


Em termos de relações de carregamento, o Aukey PA-Y18 permite efectuar o carregamento a 5V/3A (15W) e 9V/U2A ou 12V/1,5A (18W), o que faz deste carregador uma proposta mais indicada para carregar smartphones ou tablets que suportem carregamento rápido, quer corram eles Android da Google, ou o iOS da Apple.


No caso do Mate 10 Pro, o carregamento foi efectuado com valores próximos dos máximos admitidos, 8,75V/1,74A.


O BlackBerry Key2 LE não conseguiu apresentar uma prestação ao mesmo nível do Mate, ficando-se pelos 5V/2A.


Não se pense contudo, que o Aukey PA-Y18 não consegue carregar um computador portátil. Não o fará com todas as marcas e modelos devido às limitações impostas pelos fabricantes, mas como poderão verificar na imagem em cima, é possível efectuar o carregamento a ~5V/~3A. Estes 15W, não serão suficientes para carregar a bateria com o portátil em funcionamento, mas poderão prolongar a autonomia deste último (ou carregá-lo ao longo de uma noite em standby).

Outro aspecto a ter em conta, é a possibilidade de carregar a Nintendo Switch. O Aukey PA-Y10 consegue efectuar este carregamento numa relação 15V/1A, com o Aukey PA-Y18 a servir para o mesmo fim se bem que numa relação inferior, 12V/1A. Com a consola na dock, apenas o Aukey PA-Y10 consegue efectuar o carregamento. No entanto, estes não são carregadores aprovados pela Nintendo, pelo que a utilização dos mesmos para carregar a consola fica à responsabilidade do utilizador.


Apreciação final



Quem procura um carregador capaz de fornecer um carregamento rápido tem nestas duas propostas da Aukey excelentes opções. Além do tempo de carregamento, os dois carregadores oferecem ainda a vantagem de serem bastante compactos, especialmente no caso do PA-Y18. Devem no entanto ter em conta, que estas duas propostas não se fazem acompanhar de um cabo USB, pelo que terão de utilizar um que já tenham (ou comparem um).

Os dois carregadores estão disponíveis na Amazon ES, com o Aukey PA-Y10 a custar nesta altura 24,99€ e o Aukey PA-Y18, 18,99€.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)