2019/02/20

Chrome OS ganha pastas offline do Google Drive


Embora o Chrome OS seja pensado para funcionar ligado à internet, há alturas em que isso não é possível e para se precaver, a Google está a adicionar-lhe a capacidade de manter pastas do Google Drive em modo offline.

Por agora estando disponível nas versões beta, os utilizadores poderão dizer que pastas do Google Drive querem manter com acesso offline no seu Chrome OS, e assim podendo aceder aos seus ficheiros mais importantes sem se preocuparem com o acesso à Internet. Infelizmente, por agora o sistema parece funcionar apenas num único sentido.


Normalmente, neste tipo de processo, as alterações que se fizessem à pasta seriam sincronizadas com a pasta do Google Drive na cloud assim que se tivesse uma ligação à internet. Mas por agora, o sistema no Chrome opta por não deixar alterar os ficheiros da pasta, de modo a que actua apenas como uma "cache" do acesso aos ficheiro na net para consulta e visualização.

Esperemos que isto se deva apenas a ser uma funcionalidade em desenvolvimento... pois a ideia de se poder ter acesso offline vem acompanhada da "necessidade" de se poder editar o que se quiser, e esperar que essas alterações sejam também replicadas para a cloud e restantes máquinas com o Google Drive instalado.

1 comentário: