2019/02/07

Estudo Europeu revela que Zero Rating aumenta custo dos dados


A ideia de que não contabilizar dados de determinadas apps é benéfica para os clientes volta a cair por terra, com um estudo europeu a demonstrar que o efeito prático do chamado "zero rating" é apenas o de manter o preço elevado dos dados móveis.

O zero rating é um dos temas mais sensíveis a propósito das discussões da neutralidade dos dados, precisamente por muitas pessoas acharem que não podem reclamar de dados "oferecidos". Talvez agora, com este estudo da Epicenter.Works possam ver este "presente envenenado" tal como ele realmente é.

Este estudo mostra que os países com tarifários zero-rating mantêm ou aumentam o preço dos dados móveis, face à redução dos custos desses dados nos países onde não é praticado zero-rating. Mais concretamente, sendo um caso que mostra que o "barato sai caro".


Ou seja, para além de todas as desvantagens do zero rating em termos de dificultar o crescimento de novas plataformas ou serviços face aos que os operadores decidem "oferecer"; fica comprovado que essa oferta também lhes pesa directamente na carteira, impedindo a redução de custos dos dados que seria de esperar - e que vai acontecendo nos mercados sem zero rating.

... A minha posição quanto a isto é bem conhecida, sendo que por mim deveria ser completamente proibido haver tarifários zero-rating, e em vez disso darem apenas um limite de dados para se gastar como se bem entender, sem estar preocupado se se está a utilizar o serviço X ou o serviço Y. Nem me incomodaria que a partir de 10 ou 20GB (dependendo do tarifário) a velocidade fosse reduzida para apenas 1Mbps ou algo parecido, para que pudessem dizer que se tratam de dados "ilimitados"...

Actualização: o Tribunal de Justiça da UE já veio clarificar que viola a neutralidade da net.

2 comentários:

  1. amanha as operadoras apresento 2 ou 3 estudos que mostram o contrario.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já têm grande historial em contestar factos.
      (Quando me lembro que estavam quase a conseguir redefinir o significado de "ilimitado", até me dá arrepios!)

      Eliminar