2019/02/15

Facebook enfrenta multa "bilionária" da FTC


As polémicas em torno do Facebook sobre a forma como tem lidado com a privacidade dos seus utilizadores poderão resultar numa multa recorde, falando-se que de momento tem estado em negociações com a FTC norte-americana relativamente a uma multa que poderá ser de vários milhares de milhões de dólares.

Os abusos do Facebook têm sido muitos e variados ao longo dos anos (isto para não se recuar até à sua génese, também ela envolta em polémica), e isso poderá culminar com uma astronómica multa que pretenderá torná-lo num caso exemplar que sirva de aviso a toda a indústria. Segundo as últimas notícias, a FTC prepara-se para aplicar uma multa de milhares de milhões de dólares.

Para por as coisas em perspectiva, a anterior multa "recorde" aplicada pela FTC tinha sido de 22.5 milhões de dólares, à Google em 2012. Agora, estamos a falar de uma multa potencialmente cem vezes superior, e que - sem dúvida - iria fazer com que as empresas tecnológicas começassem a prestar atenção ao assunto (multas de dezenas, ou até mesmo centenas, de milhões a estas empresas, acabam quase por ser uma carta branca para que continuem a fazer o mesmo de sempre, já que continuariam a lucrar com isso).

Falta ainda esclarecer se esta multa "bilionária" também já terá em conta o facto do Facebook ter uma autêntica rede de espionagem a seguir ex-funcionários e outros utilizadores que foram colocados na sua "lista negra" - tirando partido de toda a sua tecnologia para saber por onde eles andam e o que estarão a fazer. Qualquer dia só falta descobrir que têm também um mini-exército privado de mercenários...

1 comentário: