2019/02/21

Facebook para Android já pode aceder à localização apenas quando se usa a app


À semelhança do que acontece no iOS, também os utilizadores da app do Facebook para Android poderão dizer que a app só pode aceder à localização enquanto a estiverem a usar.

Dar acesso à localização a uma app é algo que tem que ser ponderado com cuidado, mas que se torna inevitável quando se tratam de apps que podem dar sugestões ou mostrar coisas "por perto". O problema é que, ao darmos essa permissão, nada impede que a app abuse dela, utilizando isso para saber por onde andamos mesmo quando não se está a utilizar a app. No iOS, há muito que o sistema passou a disponibilizar uma terceira opção que apenas permite o acesso quando a app está a ser utilizada em primeiro plano; e agora temos algo idêntico para o Facebook para Android, embora seja algo implementado voluntariamente pelo Facebook.

Quer isto dizer que também os utilizadores Android mais preocupados com a sua privacidade poderão configurar a app do Facebook de modo a que não utilize a localização em background.

Não se pode dizer que a medida tenha sido completamente voluntária, já que o Android também começou a limitar o acesso em background à localização, fazendo com que as apps que o desejem fazer tenham que manter um processo visível permanentemente na barra de estados, ou se arrisquem a não conseguir obter dados da localização (ou apenas com frequência bastante reduzida). Por isso, pode fizer-se que este gesto de "boa vontade" do Facebook chega já bastante tarde, e muito mais impacto teria tido se tivesse sido disponibilizado de início. (É de prever que no Android Q também comece a ser possível especificar que determinadas permissões se apliquem apenas quando a app está em primeiro plano).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)