2019/02/26

Galaxy Watch Active vai medir pressão sanguínea


O novo Galaxy Watch Active da Samsung não só tem a capacidade de medir a frequência cardíaca, mas também a pressão sanguínea - algo que está a gerar bastante curiosidade, especialmente a nível da precisão que poderá ter.

A leitura da frequência cardíaca nos smartwatches e wearables já se tornou suficientemente comum ao ponto de se assumir que já vem incluída de origem neste tipo de produtos. Mas, sabemos também que os fabricantes muito se têm esforçado por adicionar maiores capacidades de recolha de dados sobre o estado de saúde dos utilizadores - e é precisamente isso que a Samsung quer fazer com o seu mais recente Galaxy Watch Active com a capacidade para medir a pressão arterial.

A grande questão é saber até que ponto esta medição irá ser fiável, já que o relógio utiliza um sistema óptico que, tecnicamente, será apenas capaz de detectar quando a pressão sobe ou desce, mas que fica dependente de calibração para estimar uma medida. Se a Samsung conseguir obter medições minimamente aceitáveis, será mais um precioso auxiliar que poderá ajudar a salvar vidas.

Espero que, daqui por mais alguns anos, todos os wearables possam contar com funcionalidades de medição de pressão sanguínea, ECG e outras, tal como agora contam com o sensor de frequência cardíaca.

5 comentários:

  1. Medir a pressão arterial com um relógio não é novidade. A Casio já fez isso nos anos 90 com a Casio BP-100 e atualmente a ASUS tem à venda o Vivowatch BP, que mede a pressão arterial com bastante precisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não tive oportunidade de testar um, mas pelo que tenho lido, a precisão não é assim tão boa.
      "The concept, though nice, is far from ready. In my demo, Asus used a medically approved wireless blood pressure monitor before putting on the watch and tallying with it. The differences between the two readings were small at first, but they grew in subsequent tries, for me and many others."
      (Exactamente o mesmo que se receia que aconteça com este Galaxy Watch.)

      Eliminar
  2. Tenho uma smartband chinesa (Bolzun B15P) que comprei mais para experimentar e diz que mede a tensão arterial (com luz - portanto sem apertar o pulso) mas tb não acredito muito nos valores. Aquilo até tem uma especie de offset para dizermos qual o valor que é suposto quando foi medida para ter em conta nas futuras medições, mas das poucas medições que fiz não me pareceu que fosse muito fidedigna..

    ResponderEliminar
  3. Eles nem com os batimentos cardíacos no Galaxy Watch acertam, quanto mais a pressão sanguínea.

    ResponderEliminar