2019/02/26

Notícias do dia

O lado negro do preço fixo da Uber; Energizer cria smartphone com bateria de 18000mAh; Adobe corrige bug no Premiere que destrói colunas dos MacBook Pro; SanDisk anuncia microSDXC de 1TB; Galaxy Watch Active vai medir pressão sanguínea; e ainda a suspeita de que esta primeira geração de smartphones com ecrãs dobráveis vai desapontar.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que temos para oferecer várias mensalidades do serviço PureVPN ao longo desta semana - e que o final do mês é sempre uma boa altura para aderirem ao nosso Clube AadM+, com prendas exclusivas.

Android facilita logins sem password com FIDO2



Quem tiver um smartphone com Android 7 ou mais recente, poderá a partir de agora entrar em apps e páginas web sem necessidade de introduzir uma password, desde que suportem o sistema de autenticação FIDO2. Se for esse o caso, em vez do habitual processo de introdução de uma password manualmente, bastará utilizar o sistema de autenticação do próprio smartphone - como as impressões digitais.

A grande vantagem deste sistema é que, mesmo que um hacker consiga aceder às bases de dados destes serviços, não encontrará por lá dados que possam deixar em risco a autenticação dos utilizadores (como por vezes acontece em sites que guardam representações das passwords dos clientes que permitem a sua descodificação).




Microsoft acolhe lojas de apps concorrentes



A Microsoft tem tido uma estratégia que poderia parecer impossível de acreditar há uma década atrás, mas que parece estar destinada a dar excelentes frutos para o futuro. Uma delas é acolher lojas concorrentes de braços abertos, resistindo à tentação de fechar as portas e obrigar que todos utilizem a sua loja de apps.

No fundo não custa nada à MS fazer isto (os utilizadores já são livres de poderem instalar as "lojas" que quiserem, como o Steam, Origin, etc. ou instalarem os programas directamente), mas é uma excelente forma de se demarcarem das demais plataformas que tentam limitar os utilizadores apenas à sua app store oficial.


App Store vai permitir promoções nas subscrições para ex-clientes



A Apple há muito que tem incentivado os developers a migrarem do modelo de pagamento único para subscrições, e agora vai disponibilizar uma nova ferramenta para tentar aliciar os potenciais clientes a continuarem a pagar. Os developers vão poder oferecer condições especiais de subscrição para clientes que abandonaram o serviço (e também clientes actuais).

Estarão disponíveis três modalidades:
  • Gratuito - oferecer um determinado período de oferta na subscrição
  • Desconto temporário - disponibilizar mensalidades a preço reduzido durante determinado período
  • Desconto inicial - pagar um valor reduzido que dá acesso a vários meses do serviço

Em todos eles, a subscrição passará automaticamente ao valor normal assim que terminar o período promocional.


EUA querem acesso a dados da cloud de qualquer país



Depois dos casos que impediram o acesso a dados guardados em servidores no estrangeiro, os EUA avançam com uma lei que pretende garantir-lhes o acesso a dados guardados por empresas norte-americanas independentemente dos países em que estiverem.

É uma situação que se revelará bastante preocupante para todos os países e empresas que utilizarem serviços de empresas como a Amazon, Google, e outras empresas norte-americanas; e que até aqui iam confiando que esses dados só poderiam ser eventualmente acedidos com ordens dos tribunais dos respectivos países. No mínimo, irá servir como um sinal de alerta quanto à dependência em serviços norte-americanos...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)