2019/02/07

Node ESP8266 a €4

O ESP8266 é um dos mais populares micro-controladores da actualidade, e que pode servir de base a um número ilimitado de projectos onde seja necessário manter uma comunicação WiFi.

Não é por acaso que nos últimos anos se assistiu a uma explosão no número de "smart devices" ligados à Internet, alimentando a chamada Internet of Things. É graças a micro-controladores de baixo custo, como o ESP8266, que se torna possível adicionar a capacidade de comunicação com a internet a tudo e mais alguma coisa. E o seu preço reduzido torna-o também no candidato ideal para todo o tipo de projectos domésticos.


Este NodeMCU ESP8266 custa apenas 4 euros e, com um pouco de "faça-você-mesmo", pode tornar-se num módulo de controlo de circuitos eléctricos, fazer a monitorização de sensores de temperatura ou movimento, ou até criar um controlador que permita mudar a cor de uma fita LED RGB a partir da internet.

Existem inúmeros tutoriais para se aventurarem no seu desenvolvimento - e, em grande parte dos casos, é mais que provável que encontrem um projecto já existente que faça exactamente aquilo que pretendiam fazer (ou bastante próximo disso, que possa servir como base).

O que é certo é que estes módulos depressa se tornam num "poço sem fundos", de onde é impossível escapar a mais e mais ideias sobre como lhes dar uso...


P.S. Se não precisarem de WiFi e quiserem algo ainda mais compacto, podem também optar por algo como um Nano V3.0 ATmega328P.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)