2019/02/10

OnePlus premeia foto roubada captada com uma Canon


A OnePlus realizou um concurso de fotos na Índia, captadas com um dos smartphones, mas uma das fotos vencedoras veio a revelar-se bastante problemática... pois era uma foto roubada, de um fotógrafo que a tinha captado alguns anos antes com a sua DSLR Canon.

O fotógrafo Aman Bhargava ficou muito surpreendido ao ver no grupo de fotos vencedores uma foto de um tal Pratyush Yadav, que era em tudo idêntica a uma foto sua, apenas ligeiramente cortada. Embora se trate de um local muito procurado para fotos, não havia como esconder o facto da foto ser exactamente igual, pixel por pixel.


O fotógrafo acusado começou por manter a sua inocência, dizendo que a captou com o seu OnePlus e até fornecendo a foto supostamente original com os dados EXIF para o comprovar... mas foi também nesse momento que acabou por se auto-denunciar, por ser um mau ladrão e ainda pior falsificador.

Não só o EXIF mostrava que a foto tinha sido tirada às 14h, altura em que não seria possível ter obtido aquela iluminação (de final de tarde), como indicava que tinha sido tirada em Abril de 2017 com um OnePlus A6000 - um modelo que só viria a ser lançado em Maio de 2018!

Perante tais evidências, a OnePlus lá se dignou a invalidar a participação e a remover a foto... mas mais uma vez se coloca a pergunta se a OnePlus está consciente que nem sempre a má publicidade é boa publicidade - mesmo se neste caso a culpa tenha sido de um participante que pensava que seria simples utilizar uma foto roubada para vencer um concurso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]