2019/02/11

Pushbullet refresca Material Design - mas modo escuro só para quem paga


O popular serviço Pushbullet já começou a testar, na versão beta da sua app, um novo design inspirado nas tendências mais recentes do Material Design.

O Pushbullet não se fez envergonhado e optou por alterar o seu interface da mesma forma que a Google tem feito nas suas próprias apps. Com isso, o Pushbullet despede-se do tradicional menu lateral e opta por colocar as diferentes secções numa barra na parte inferior do ecrã, mais acessível e que também promove uma maior exploração das diferentes secções. Uma excepção é quando se faz surgir o teclado, situação em que essa barra desaparece, para minimizar o risco de toques acidentais quando se estiver a clicar numa sugestão de palavra.

Se a maioria das alterações me parecem positivas, há no entanto uma que me parece ser algo abusiva: eta nova app vai suportar o "modo escuro"... mas apenas para os utilizadores Pro.


Ora, se é certo que há coisas que fazem sentido diferenciar entre as modalidades pagas / gratuitas (os utilizadores gratuitos do Pushbullet já têm imensas restrições face ao serviço pago), chegar ao ponto de impedir o acesso a algo como o "modo escuro" já me parece ser excessivo. Já me parecia ridículo quando, após tantas décadas, se assistam a sistemas e programas a fazer anúncios do "modo escuro" como se fosse uma grande revolução (saberão que o Winamp, já no século passado, permitia mudar por completo todo o seu interface?) mas chegar ao ponto de querer cobrar por isso...

Ainda por cima, fazer isto numa altura em que já se vai falando que o próximo Android Q poderá ter uma forma de forçar o dark mode mesmo em apps que não o disponibilizassem (algo ao estilo do que a Apple também parece estar a preparar no próximo iOS - embora já se possa fazer algo idêntico usando os modos de acessibilidade).

Bem... pode ser que reconsiderem entre este primeiro teste em fase beta, e o momento em que forem disponibilizadas estas alterações na versão oficial da app.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)