2019/02/11

Seagate aposta nos discos HAMR e já aponta aos 24TB


Embora para os consumidores já nem se ponha em causa não escolher um SSD, os discos rígidos continuam a ser imprescindíveis para inúmeras aplicações, e a Seagate tem um plano recheado de novidades para 2019 e os anos que se seguem.

Depois de uma década em desenvolvimento, a Seagate vai finalmente lançar no mercado um disco HAMR (heat-assisted magnetic recording) com 16TB. Esta tecnologia utiliza o aquecimento para manter a estabilidade dos dados nas áreas cada vez mais reduzidas de gravação, e levantou inúmeros problemas técnicos - nomeadamente a nível de desenvolver materiais capazes de resistirem a aquecimentos de várias centenas de graus, repetidamente, ao longo de anos e anos, sem prejudicarem a sua capacidade de retenção de dados. Tudo parece ter sido superado... ou de outra forma a Seagate não se arriscar a mandá-los cá para fora.

Não menos interessante, a Seagate também vai lançar este ano um modelo com dois actuadores.


Esta é uma tecnologia que a Seagate considera ser de importância crítica à medida que a capacidade dos discos aumenta, de modo a permitir que num mesmo disco físico se possam ler ou escrever dados em diferentes secções do disco em simultâneo (de certa forma, podemos considerar que é o equivalente a ter dois "discos" físicos dentro da mesma caixa).

E falando de capacidades, para o próximo ano a Seagate já vai prometendo discos com mais de 20TB, dizendo que neste momento está a fazer testes com pratos que permitiriam criar discos de 24TB. Ora bem... metendo-se quatro destes num NAS, ficaríamos com 96TB dentro de casa; já seria mais que suficiente para guardar um pedacinho da internet em modo offline! :)

1 comentário:

  1. Esperemos que sim...
    É que começa a ser demasiado ovo dentro do mesmo cesto, não é?

    ResponderEliminar