2019/02/25

Sony Xperia 1 "estica-se" para além da concorrência com ecrã 21:9


A Sony quer recomeçar uma nova era nos seus smartphones, e o Xperia 1 é um modelo que literalmente se destaca dos concorrentes, recorrendo a um ecrã ultra-alto em formato 21:9.

O modelo que sucede ao anterior Xperia XZ3 não é o XZ4 mas sim este novo Xperia 1. Um modelo com o qual a Sony espera reencontrar o caminho até ao topo... que quase parece ser visualizado pelo seu formato ultra-comprido. O Xperia 1 vem equipado com um ecrã OLED 4K HDR 6.5", que adopta um formato 21:9 que o torna significativamente mais alto que outros smartphones com ecrãs com diagonal idêntica. São quase 16.7 cm de smartphone, também por culpa da manutenção de uma margem generosa no topo, em vez do recurso a um notch no ecrã.


Mesmo ao lado de um iPhone XS, que já não é um smartphone particularmente pequeno, o Xperia 1 parece um verdadeiro gigante.

Embora um ecrã tão alto dificulte atingir o topo, a área vertical extra permite ver mais conteúdos "por ecrã", quer seja uma página web ou uma lista de tweets. E a Sony também refere o facto de assim ser mais confortável utilizar um modo multi-tasking, com uma app a manter-se numa janela no topo do ecrã.

O Xperia 1 vem com um Snapdragon 855, 6GB de RAM, 128GB, câmara tripla de 12MP com objectivas de 16mm, 26mm e 52mm (as duas últimas com estabilização óptica), e sensor de impressões digitais na lateral. A acompanhá-lo temos ainda os Xperia 10 e 10 Plus, para a gama média, com ecrãs LCD de 6" e 6.5" (também em formato 21:9), 3GB e 4GB de RAM, e 64GB.

Teremos que esperar para ver se a política de preços da Sony permitirá que estes smartphones se elevem sobre a concorrência da mesma forma que as suas dimensões físicas o fazem.

3 comentários:

  1. RIP telemóveis da Sony. Tive un xperia z2 que foi fantástico na altura. Robusto e fiável com um design bem conseguido na altura. Depois desse nunca mais voltei a olhar para os sony xperia da mesma maneira.

    ResponderEliminar
  2. Tenho um Sony Xperia xz3 e estou satisfeito com o telemóvel. Tem um ecrã fantástico no entanto podia ter uma bateria maior e a canercfitcâmera fo podia ser melhor

    ResponderEliminar
  3. Lembram-se quando gozavam com a Apple por ter lançado o iPhone 5 em que aumentaram mais uma linha de ícones, tendo crescido o écran apenas na altura?

    ResponderEliminar