2019/02/25

Notícias do dia

Huawei já revelou o seu Mate X dobrável, que vai enfrentar o Galaxy Fold da Samsung; a HMD apresentou o Nokia 9 com 5 câmaras; a LG aposta num G8 que pode ler as palmas das mãos; a Xiaomi fazer chegar o Mi Mix 3 5G à Europa por €599; o YouTube está a ajudar espalhar teorias da "Terra Plana" e vai penalizar canais por causa dos comentários deixados nos vídeos; a Google começou a vender domínios .dev - e os .gay também ficam disponíveis; e ainda um tarifário com dados ilimitados por €18 no Reino Unido.

Antes de passarmos às notícias, relembro que estamos na recta final do passatempo que te pode valer um versátil candeeiro LED recarregável multifuncional.

Microsoft apresenta HoloLens 2



A Microsoft já revelou a sua nova geração de óculos de realidade aumentada HoloLens, mas que chegam com um preço de 3500 dólares e uma clara aposta no sector empresarial. Os novos HoloLens 2 sofrem evoluções em todos os aspectos, incluindo um formato mais confortável e próximo de uns óculos industriais - que até podem ser dobrados para cima, quando for necessário tirá-los da frente dos olhos.


Este novos HoloLens trocam os chips da Intel por chips ARM, e - a parte que mais interessa - passam a contar com um campo de visão bastante mais alargado (que era o ponto mais criticado nos HoloLens originais). A par disso temos muito mais câmaras e sensores, que permitem detectar com maior precisão o mundo em redor, os gestos feitos com as mãos, e até para onde se está a olhar.

Talvez daqui por uma década se tenham tornado ainda mais compactos e suficientemente baratos, para poderem ser utilizados por todos.


MS disponibiliza Azure Kinect Developer Kit



Parecendo ter redescoberto a potencialidade do Kinect, a MS apresentou também um novo sistema que adopta alguns dos sensores incluídos no Kinect 2 e destinado a developers: o Azure Kinect Developer Kit (DK). Este sistema conta uma câmara de 12MP e uma câmara Time of Flight de 1MP, a par de um array de 7 microfone.

A MS quer disponibilizar a sua cloud Azure como forma de maximizar o processamento de dados recolhidos por estes sensores, de modo a que possam ter uma verdadeira percepção do mundo, incluindo distinguir entre ter um sofá vazio, ou um sofá com várias pessoas sentadas, etc. Esperemos que possa a vir a ser uma correcção do grande erro que foi terem deixado de incluir o Kinect como peça de origem na Xbox One (o que assassinou por completo a sua utilização).


Ericsson promete redes 5G já em 2019



Com os fabricantes a começarem a fazer chegar alguns smartphones 5G ao mercado, muitas pessoas irão interrogar-se sobre quando é que lhes poderão dar uso. Segundo o presidente e CEO da Ericsson, Börje Ekholm, é algo que começará a acontecer já este ano.

A Ericsson diz já estar em processo de activação de redes 5G nos EUA, Europa, Ásia e Austrália, e para isso contribuindo o facto do seu hardware Ericsson Radio System já suportar 5G desde 2015, o que significa que a activação das comunicações 5G possam ser feitas mediante uma simples actualização de software, e também contando com soluções para permitir uma coexistência de redes 4G e 5G nas mesmas frequências.


Nintendo Switch com Android Q (não oficial)


Depois das primeiras experiências de levar o Android até à Nintendo Switch, o projecto continua a inspirar seguidores e agora chegamos ao ponto de até já termos o futuro Android Q a correr na consola portátil da Nintendo - pelo menos de forma parcial.

Há ainda muito trabalho pela frente até que esta perspectiva de ter Android à disposição na Switch se torne verdadeiramente funcional, mas é um passo que abre enormes potencialidades para o futuro.




Google aplica Google Assistant ao Messages

A Google continua a fazer chegar o seu Google Assistant a mais dos seus serviços, e um dos que se segue será a app Messages - onde os utilizadores poderão contar com a inteligência e assistência do Google Assistant para as suas conversas (e com a AI a funcionar de forma local, para maior privacidade dos utilizadores).

... Não admira que a Google tenha optado por matar o Google Allo, já que com o Assistant no Messages deixaria de fazer qualquer sentido a sua existência. Dito isto, continuo um pouco reticente quanto a este ser o melhor caminho (adicionar o Assistant a cada app individualmente, face a apostar nele a nível global, com a capacidade de interagir com diferentes apps).


Xiaomi Mi 9 na Europa a começar nos 449 euros



A Xiaomi já trouxe o seu mais recente Mi 9 para a Europa, e o resultado parece ser um sucesso, tornando-se no campeão de vendas na Amazon em dia de lançamento - embora os envios apenas comecem a ser feitos a 28 de Fevereiro - e onde seguramente o facto de custar metade de outros topos de gama também terá ajudado.



O Mi 9 tem um preço a começar nos 449 euros para a versão de 6GB+64GB, e de 499 euros para a versão de 6GB+128GB.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)