2019/02/23

Varjo mostra VR com resolução da realidade


Depois de anos a prometê-lo, a Varjo conseguiu efectivamente criar uns óculos VR que concretizam o sonho de se ter uma resolução praticamente indistinguível da realidade.

Temos acompanhado a Varjo ao longo dos últimos anos, e a da sua curiosa tecnologia que aplica uma resolução de alta-densidade no centro dos seus óculos VR, e que também será aplicada à realidade aumentada. Os seus óculos VR-1 contam com ecrãs AMOLED de 1440x1600 para cada olho, proporcionando uma imagem idêntica à de óculos VR concorrentes, a diferença está na utilização de um micro-display OLED de 1920x1080 com uma densidade de 3000ppi que projecta a imagem de alta-resolução mesmo no centro do campo visual dos óculos, naquilo que a Varjo chama Bionic Display com resolução da "realidade".

O resultado, salta literalmente à vista:





É certo que esta qualidade "real" apenas está disponível quando estamos a olhar directamente em frente, com o resto do campo visual a ser preenchido com qualidade "convencional", mas isso é já suficiente para mudar por completo a experiência VR - como se pode ver pelas imagens.

Infelizmente, para além de todos os requisitos técnicos adicionais de dar mais trabalho aos GPUs - que não só têm que gerar as imagens VR para os ecrãs convencionais, precisam também gerar as imagens para os dois micro-displays Full HD extra - estes Varjo VR-1 têm um preço de €5995, a que acresce uma anuidade de €995 para a licença de utilização. Uma pesada factura que significa que teremos que continuar a aguardar até que este tipo de tecnologia fique (muito) mais acessível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)