2019/02/25

Google Assistant ganha botão dedicado nos Nokia, LG e outros


Ao estilo do botão Bixby da Samsung, modelos da Nokia, LG e outros fabricantes vão passar a contar com um botão dedicado de acesso ao Google Assistant.

O botão Bixby da Samsung foi muito criticado por não permitir a sua configuração - coisa que entretanto a Samsung já reconsiderou e irá permitir - mas a sua existência parece ter sido suficiente para fazer com que a Google pedisse aos seus parceiros para adicionarem um botão Google Assistant aos seus smartphones, e muitos acederam.

A LG já tinha começado a adicionar um botão de atalho para o Google Assistant nalguns smartphones, mas agora essa parceria será alargada, passando a enquadrar todos os novos smartphones da LG, da Nokia, assim como alguns modelos da Xiaomi (como o Mi Mix 3 5G e Mi 9), e da Vivo.

Um toque no botão lançará imediatamente o Google Assistant; fazer um duplo toque abre o Google "Feed" no modo de informação potencialmente relevante para o momento; e um toque continuado permite fazer um comando ou pesquisa de voz, em estilo "walkie-talkie". Este último modo pareceu-me particularmente útil quando testei um Samsung com botão Bixby, evitando andar a dizer "Hey Google" por tudo e por nada.

... Falta apenas saber se a Google permitirá que este botão possa ser reconfigurado para outras funções, como servir de atalho para outras apps (para quem não tiver por hábito usar o Google Assistant) ou permitir chamar outros assistentes (como a Alexa da Amazon).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)