2019/02/26

Widget de notificações Google desaparece a 7 de Março


A morte do Google+ tem obrigado a Google a fazer uma trabalhosa limpeza, e também o widget de notificações que permanecia na barra no topo de vários dos seus serviços vai desaparecer, já a 7 de Março.

A grande aposta da Google no Google+ fez com que o mesmo se conseguisse infiltrar (a bem ou a mal) em praticamente todos os serviços da Google - como se lembrarão aqueles utilizadores forçados a associar contas Google+ para poderem ter uma conta no YouTube, ou o forte incentivo que a Google fez para que quem utilizasse a plataforma Blogger mudasse o sistema de comentários para o Google+ (coisa que felizmente optei por não fazer - e ainda bem, senão iria perder anos de comentários feitos aqui no AadM).

Com o desastroso desfecho do Google+, chega também a complicada tarefa de ir removendo todas as coisas com ele relacionadas, como é o caso do widget de notificações na barra no topo. Um widget que para mim era apenas um icon no qual ia clicando de vez em quando para limpar o que por lá aparecia - e por isso não me fazendo qualquer diferença que desapareça a 7 de Março - mas que seguramente contaria com utilizadores que o considerariam útil, e que o adicionarão à sua lista de "zangas" a propósito de decisões da Google.

O que acaba por ser mais triste no meio de tudo isto é que, tirando as questões dos potenciais problemas de segurança que se descobriram a respeito do Google+, a plataforma tinha tudo para poder ter sido um enorme sucesso. E o factor que mais contribuiu para impedir que assim fosse, foi a arrogância com que a Google tentou forçar os seus utilizadores a utilizarem-no, quer quisessem quer não.

... Bem, sempre podemos agradecer a existência do Google Photos por conta do Google+... o que por si só já será um motivo que (quase) faz esquecer as más memórias. Pelo menos até ao dia em que a Google decidir que o Google Photos está a dar demasiada despesa e começar a cobrar por ele.

1 comentário:

  1. Muito boa decisão Carlos. Este sistema de comentários não é perfeito mas é muito funcional.

    ResponderEliminar