2019/02/28

Xiaomi anuncia parceria com a Light para smartphones multi-câmara


A Xiaomi não quer que a Nokia se distancie demasiado com o seu Nokia 9 com 5+1 câmaras e anunciou que fez uma parceria com a Light, empresa que desenvolveu a tecnologia utilizada para lidar com um elevado número de sensores em simultâneo.

Nem sequer os mais recentes chipsets - como o Snapdragon 855 - estão preparados para lidar com tal número de câmaras em simultâneo (algo bem diferente do que ter "n" câmaras, mas seleccionar e usar apenas uma de cada vez), motivo pelo qual é necessária a ajuda da Light. Esta empresa desenvolveu chips especializados que conseguem gerir múltiplas câmaras em simultâneo e fazendo o pré-processamento necessário para converter toda essa informação num formato que possa ser enviado para o CPU do smartphone.

O Nokia 9 utiliza um chip da Light que suporta 6 câmaras, mas a Light tem chips que suportam até 18 câmaras simultâneas, e permite a combinação de múltiplos chips para se ir para além deste número de câmaras - o que permite antever o tipo de smartphone "recheado" de câmaras na traseira que poderá resultar desta parceria com a Xiaomi.

O que não foi referido é quanto tempo será necessário aguardar para se ver o primeiro fruto desta parceria; mas arriscaria dizer que talvez já se possa começar a ver um Xiaomi com uma dúzia de câmaras antes do final do ano, potencialmente numa nova gama orientada especificamente para a fotografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)