2019/03/24

A revolução do trailer Star Wars no Quicktime em 1999


Hoje em dia estamos habituados a clicar num botão e ver vídeo em Ultra HD 4K sem qualquer dificuldade, e vídeos em qualidade HD começam já a ser olhados de lado por terem "pouca definição", mas há muito, muito tempo atrás (mais concretamente 20 anos) as coisas eram bem diferentes... e foi necessário uma ajudinha do Star Wars para mudar as coisas.

Numa altura em que o simples acto de tentar reproduzir um vídeo era uma aventura (com a MS a chegar ao ponto de bloquear activamente a utilização do Quicktime da Apple no Windows, por o considerar uma ameaça) - para não falar de que o acesso à internet era feito através de modems de 56K, a Apple pediu à Lucasfilm para criar um trailer do Star Wars I: The Phantom Menace concebido de raiz para ser apresentado na internet via o seu Quicktime.


Embora fosse um vídeo com apenas 480x216 pixeis de resolução (inferior ao que muitos smartwatches têm hoje em dia) e ocupando 25MB, o trailer rapidamente se tornou um sucesso com mais de 3.5 milhões de downloads nos primeiros 5 dias.

... Dá que pensar que, mesmo meia década mais tarde, quando surgiu um tal site chamado YouTube, ainda havia muitos que não acreditavam que a Internet se pudesse tornar num local adequado para ver ou partilhar vídeos. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)