2019/03/05

Atmosfera da Terra prolonga-se para além da Lua


Estamos habituados a considerar a atmosfera da Terra como sendo uma fina camada que envolve o nosso planeta, mas observações do observatório SOHO revelaram que na verdade ela se expande muito para além da órbita da Lua.

A transição da atmosfera para o "espaço" não é algo que tenha uma barreira física bem definida. À medida que a gravidade se vai reduzindo a atmosfera vai ficando cada vez menos densa, até eventualmente se tornar num vácuo total. Observações do SOHO (Solar and Heliospheric Observatory) mostraram que os gases da atmosfera terrestre criam uma nuvem que se prolonga por mais de 630 mil quilómetros, indo muito para além da órbita da Lua.





Há no entanto que ter em conta que estamos a falar de densidades de hidrogénio extremamente reduzidas (para quem estivesse a pensar que isso seria suficiente para se poder respirar na Lua!) Mesmo na zona mais densa, comprimida pelo Sol, estamos a falar de uma densidade de apenas 70 átomos por centímetro cúbico a 60 000 km da superfície do nosso planeta; valor que se reduz para cerca de 0.2 átomos à distância da Lua, e que se continua a reduzir progressivamente até deixar de ser detectável.

Numa das fotos tiradas à Terra pelo primeiro telescópio na Lua (levado pela missão Apollo 16 em 1972) é bem visível esta geocorona da Terra, no espectro ultra-violeta; sem que na altura se suspeitasse que os próprios astronautas na Lua estariam também envoltos nela... :)

7 comentários:

  1. Pois.. sempre pensei que isto podesse ser um problema que leva ao desaparecimento ocasional de bocados de atmosfera sempre que se conjugam fatores de orbitas ou cometas que passam mais próximo... mas dadas as baixas densidades provavelmente não tem significado.

    ResponderEliminar
  2. Então isso quer dizer que podemos respirar à vontade na Lua, sem aqueles fatos e capacetes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se te bastarem algumas moléculas de "ar"... :)

      Eliminar
  3. Na verdade, não estará muito correto afirmar-se que a atmosfera terrestre chega à Lua, mas antes que pequenos vestígios / remanescentes da atmosfera pode ser encontrado em distâncias tão longínquas como a Lua. Tecnicamente será a Atmosfera a chegar à lua, mas provavelmente será também como dizer que o perfume que a cantora Madonna usou ontem no restaurante da baixa Lisboeta conseguiu ser cheirado por um cidadão na baixa do Porto poucas horas depois...

    Na verdade, nenhuma parte do Universo poderá ser considerada 100% vácuo, pois sabemos que parte da matéria emitida pelos processos naturais das estrelas são enviados para o espaço, fazendo com que alguns elementos vagueiem até eventualmente encontrar pontos de gravidade que os possam sugar.

    Concluindo, não será à toa que se usam termos diferentes para designar as camadas que constituem a atmosfera conforme a sua densidade / composição / temperatura:
    Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Camada de Ozono, Termosfera, etc...

    ResponderEliminar