2019/03/01

Autopilot total da Tesla sobe para os €8600


Com o início da comercialização do Model 3 de 35 mil dólares a Tesla mexeu nos preços dos seus automóveis e opções, e por cá isso traduz-se num agravamento do Autopilot com condução autónoma total, mas com uma redução global nos Model S e Model X mais equipados.

O modo de Piloto Automático passa agora a custar, em Portugal, 3200 euros (4300 euros se escolhido após a entrega), mas que dá acesso apenas a funções de "cruise control" melhorado, seguindo a faixa e ajustando a velocidade em função dos outros veículos na faixa em que circular. Caso queiram algo como o estacionamento automático, condução automática em auto-estrada incluindo ultrapassagens, ou o modo "Summon" que permite controlar remotamente o carro (ao estacionar), terão que optar pela versão melhorada com capacidade de "condução autónoma total" - e nesse caso, têm que pagar 5400 euros (7500 euros se activado após a entrega), a somar ao anterior preço do Piloto Automático base.

Quer isto dizer que, quem quiser usufruir do modo de condução autónoma, terá que desembolsar pelo menos 8600 euros nestas opções, ou 11800 euros(!) caso o façam num Tesla originalmente comprado sem elas.



A Tesla promete para este ano uma actualização ao modo de condução autónoma que dará aos seus automóveis a capacidade para conduzir em estradas citadinas (em vez de apenas auto-estradas, como agora acontece oficialmente), incluindo o reconhecimento de semáforos e sinais de stop. De referir que a Tesla continua a indicar que estes modos continuam a necessitar de uma supervisão activa do condutor e não o tornam num veículo autónomo - contradizendo a sua própria designação de "capacidade de condução autónoma total".


Dito isto, quem estiver interessado nas versões mais equipadas, incluindo pinturas metalizadas, jantes, Autopilot total, etc. vai ficar agradado por ver que os preços se reduziram substancialmente (à custa da redução de opções de escolha). O Model 3 Performance todo equipado vai para os 80 mil euros; o Model X Ludricous Performance fica por 120 mil euros; e o Model S Ludricous Performance por 115 mil euros. Anteriormente, havia versões que podiam elevar o preço do Model X para mais de 150 mil euros...

Quanto ao Model 3 barato, teremos que esperar pelo segundo semestre do ano para a Tesla o fazer chegar à Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)