2019/03/01

Spectre - fotos de longa exposição nos iPhones


Os criadores da popular app de fotografia Halide para iOS têm uma nova app, desta vez dedicada a todos os que se sentem atraídos pelo fascinante mundo das fotografias com exposição prolongada.

Além de permitir captar fotos em ambientes com pouca luminosidade, as fotografias de longa exposição permitem criar todo um conjunto de efeitos curiosos, que vão desde os "raios de luz" deixados por automóveis a passar numa estrada, ao efeito de suavizar as ondas ou o fluxo de um rio, ou ainda permitir eliminar multidões em movimento deixando ver apenas o cenário. Coisas que nem sempre são fáceis de conseguir com a câmara de um smartphone, mas que a Spectre promete deixar à distância de um toque.

Contornando a limitação de exposição dos sensores das câmaras nos smartphones, a Spectre recorre à captação de centenas de frames que depois combina para criar o efeito de longa exposição, não faltando a capacidade para ajustar as imagens individualmente de modo a produzir uma imagem nítida mesmo quando se está a fazer uma foto de vários segundos com o iPhone na mão (mas tendo também a capacidade de desactivar esse processamento se detectar que o iPhone se manteve completamente imóvel, caso esteja pousado ou num tripé).

A app promete também ser capaz de reconhecer múltiplos estilos de cena, como paisagens, light trails, light painting, etc. e ajustar a combinação das imagens em conformidade.

Para quem estiver interessado, a app está actualmente disponível por 2.29 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)