2019/03/11

Discos com actuadores duplos da WD prometem dobro do desempenho


A WD vai demonstrar esta semana os seus primeiros discos rígidos com actuadores duplos, permitindo fazer o dobro do trabalho de um disco convencional com apenas um único actuador.

Embora os discos não possam competir com a velocidade dos SSDs, têm ainda alguns argumentos a seu favor - nomeadamente, o custo por unidade de dados. Ao adicionar dois actuadores num único disco, o que a WD está a fazer, para todos os efeitos, é colocar dois discos rígidos dentro de uma mesma caixa; já que será possível lidar em paralelo com operações de leitura e escrita simultaneamente, sem que umas interfiram com as outras.


Este é um dos problemas actuais dos discos, que mesmo vendo a capacidade aumentar gradualmente ao longo dos anos, continuam a estar "limitados" pelo facto de apenas haver um único actuador que serve como ponte de acesso a todos os dados, o que desde logo actua como limite físico do que pode ser feito.

Embora a nível de transferência de dados estes novos discos WD não devam trazer grandes melhorias, a sua grande vantagem é que deverão aumentar a quantidade de IOPS dos habituais 80 IOPS para 160 - 200 IOPS por drive. No entanto, falta saber que tipo de constrangimentos haveria a nível de controladores, para tirar o máximo partido destes discos (a táctica mais simples consistiria em tratar as duas secções como "discos" independentes para o sistema operativo).

Estes discos com actuadores duplos irão ser demonstrados no OCP em San Jose esta semana, altura em que a WD também deverá revelar mais um pouco sobre as suas intenções quanto a comercializá-los. Por agora, a WD diz apenas que se trata de tecnologia experimental.

2 comentários:

  1. Só vantagens? Não pode.

    Como conseguirão lidar com as diferenças de trepidação criadas por atuadores a funcionar cada um para seu lado ao mesmo tempo?

    Pode não parecer, mas isto tem mesmo alguns desafios que necessitam de ser considerados e ultrapassados antes da coisa poder ser considerada viável para produção em escala.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa ideia de dois atuadores não é nova, logo suponho que já tenham superado os desafios técnicos. Como ponto contra provavelmente será o preço, abaixo dos SSD, e acima dos HDs tradicionais

      Eliminar