2019/03/03

Drivers da Nvidia tinham vulnerabilidades graves


Parece não haver peça de software que esteja livre de bugs e vulnerabilidades, e os drivers das placas gráficas não são excepção. A Nvidia recomenda a actualização do seu driver, já que o anterior continha quase uma dezena de vulnerabilidades graves.

O mais recente driver da Nvidia vem corrigir uma série de falhas graves, que permitiam que um atacante se pudesse apoderar da máquina quando um utilizador abrisse numa imagem 3D maliciosa, ou múltiplas vulnerabilidades que permitiriam que um processo malicioso pudesse alastrar-se a todo o sistema.

O caso só não é mais grave pois estas falhas só podem ser exploradas localmente, o que significaria que o atacante teria primeiro que encontrar forma de conseguir aceder à máquina - que através da interacção física directa, quer através de alguma outra forma de controlo remoto (mas em cujo caso, também já poderia seguramente infectar a máquina de outras formas).

É por isso recomendado que actualizem o driver quanto antes, caso não tenham as actualizações automáticas activadas; e não posso deixar de voltar a frisar o ponto ridículo de, actualmente, o pacote de drivers da Nvidia já ocupar mais de 500MB(!) Serei só eu a achar que é absurdo fazer o download e instalação de um pacote de meio gigabyte, para um driver?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)