2019/03/14

Dropbox impõe limite de 3 dispositivos nas contas gratuitas


Em vez de ouvir os pedidos dos utilizadores, o Dropbox opta por uma decisão que se arrisca a afastá-los, passando a impor um reduzido limite de 3 equipamentos nas contas gratuitas.

O Dropbox vai passar a tornar-se muito menos atractivo a partir de agora, já que passa a contar com um limite máximo de 3 equipamentos associados a uma mesma conta, no caso das contas gratuitas - que até ao momento não tinham qualquer limite.

Quer isto dizer que, um utilizador que queira usar o Dropbox no seu computador, smartphone e tablet, já não poderá associar um novo dispositivo (por exemplo, um portátil)  a não ser que remova um dos existentes. Felizmente, para reduzir o impacto, o Dropbox vai deixar que os utilizadores existentes continuem a utilizar os equipamentos que já tinham associado à sua conta, até Março, mesmo que ultrapassem este limite.

Ainda assim, não deixa de ser bastante infeliz que o Dropbox opte por esta táctica como forma de forçar os utilizadores gratuitos a optarem pela modalidade paga. Uma modalidade que na sua vertente mais económica representa $9.99/mês por 1TB (pelo mesmo valor a Google dá 2TB), que será excessiva para grande parte dos utilizadores.

Já por muitas vezes referi que não me importava de pagar $1 ou $2 por mês, por uma quantidade de dados mais reduzida (por exemplo, 100GB) e penso que haveria muitos mais utilizadores que sentiriam o mesmo. Assim, só vão fazer com que deixe de utilizar o Dropbox para passar a utilizar outros serviços, como o Google Drive.

5 comentários:

  1. Há que tempos que ando a pensar em acabar com a minha Dropbox...
    Vieram dar-me mais uma razão.

    Embora, uma forma de dar a volta, poderá ser através da criação de uma segunda / terceira / quarta conta e simplesmente partilhar os ficheiros entre contas, mas raios, se não nos querem lá, sacudamos o pó das nossas botas e sigamos caminho, não é?

    ResponderEliminar
  2. depois de cuscarem os ficheiros dos utilizadores ainda fazem isto? mais vale acabar

    ResponderEliminar
  3. Terminei a minha conta no Dropbox faz já algum tempo, existem ofertas bem melhores no mercado, tanto gratuitas como a pagar. Mas não deixa de ser triste ver a empresa que popularizou a cloud a ficar para trás

    ResponderEliminar
  4. OneDrive, 7,5€ mês, 1TB parece aceitável, com licenca Office 365

    ResponderEliminar
  5. Apagando Dropbox, instalando Amazon Drive. Feito.

    ResponderEliminar