2019/03/15

Estacionamento robotizado entra em funcionamento em aeroporto em França


Em França não se esperou pela chegada dos automóveis autónomos para criar um sistema de estacionamento automatizado no aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry. O seu novo parque emprega robots capazes de estacionar automóveis sem intervenção humana, e com maior eficiência.

Criado pela Stanley Robotics, este sistema de estacionamento automático é bastante simples para o cliente, que tem apenas que colocar o carro numa "garagem individual". Depois, tudo se passa longe do seu olhar: um módulo robótico entra pelo outro lado da garagem, pega literalmente no automóvel e, de forma completamente autónoma, vai colocá-lo num local de estacionamento.

Como toda a organização do parque de estacionamento é automatizada, é possível arrumar os carros com muita maior densidade, num autêntico puzzle onde alguns carros poderão ficar completamente rodeados de outros veículos, que terão que ser movidos para criar um caminho para saírem. Mas, tudo é gerido automaticamente pelo sistema.

Para o cliente, tudo o que precisa de saber é que deixou o carro numa "garagem", e quanto o quiser reaver o irá levantar outra vez numa "garagem", com os módulos robots a devolverem-lhe o seu veículo em segurança.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)