2019/03/05

Google começa finalmente a usar as "Slices" em Android

A Google está finalmente a começar a dar uso às "Slices" para Android apresentadas no Google I/O 2018, e que poderão servir como um pequeno passo para um novo paradigma de como as apps poderão ser utilizadas.

Habitualmente, uma app é um programa que temos que abrir para interagir com ele; mas com estes Slices, as apps podem tornar-se em algo mais próximo de um conjunto de funções que poderão ser executadas a partir de outras apps e locais. Por agora, a Google está a começar a activar as Slices nos resultados das pesquisas, para funções das definições do equipamento.

Quer isto dizer que, se pesquisarem por algo como Bluetooth ou volume, poderão ver nas sugestões dos resultados funções de acesso directo às coisas que pesquisaram: como um ajuste do volume; ou botões que permitem ligar / desligar imediatamente o Bluetooth, WiFi, ou outras coisas que se pesquisem.


É certo que é um início modesto, ainda mais quando se considera que os settings do Android já contam com pesquisa. Mas a ideia é que no futuro este mesmo tipo de coisa se possa expandir a coisas cada vez mais avançadas. Por exemplo, pesquisar por uma morada poderia dar acesso imediato a um botão para chamar um Uber para esse destino; ou pesquisar por uma música dar uma opção para a tocar directamente no Spotify; e o mesmo para coisas como marcar hotéis, pedir refeições, e mil e uma outras coisas, que poderiam ser feitas sem necessidade de se entrar directamente nas apps respectivas.

Algo que também "assenta que nem uma luva" na perspectiva de utilização destas capacidades directamente a partir de um Google Assistant, por exemplo...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)