2019/03/28

NexDock 2 transforma smartphones em portáteis


A Nex Computer está de regresso ao Kickstarter com o novo projecto NexDock 2, que tenta mudar o paradigma dos computadores portáteis, propondo um portátil cujo cérebro é um smartphone - ou Raspberry Pi, ou outro mini-PC externo.

A evolução dos smartphones fez com que, a certo ponto, se começasse a pensar em utilizá-los como "PCs" completos, e é precisamente disso que se trata. O NexDock 2 pode parecer um portátil convencional, mas isso é apenas à superfície - no seu interior não temos nenhum CPU, nem armazenamento, nem todos os componentes que habitualmente estão presentes num portátil. Em vez disso, o NexDock relega todas essas funções para um dispositivo externo.

Quer isto dizer que basta ligar-se um smartphone que suporte modo "desktop" ao NexDock 2, para se ficar com um portátil completamente funcional, com acesso a tudo o que se tenha no smartphone, incluindo conectividade 4G, WiFi, Bluetooth, etc. Mas, podemos também fazê-lo com um Raspberry Pi ou outros mini-PCs.


No caso dos smartphones, por agora os modelos suportados são os Samsung Galaxy S8/ S8+/ S8 Active, S9/ S9+, Note 8 / Note 9 e S10e/ S10/ S10+; assim como os Huawei Mate 10/ 10 Pro, Mate 20/ 20 Pro/ 20 X, P20/ P20 Pro e Honor Note 10.  Embora seja uma selecção reduzida, tem a vantagem de no futuro ser compatível com todos os smartphones com Android Q, que suportarão um modo "desktop" de origem.

Não há dúvida que o conceito é interessante (ao trocar de smartphone ao fim de 2 ou 3 anos, ficamos também com um portátil "novo" e mais potente), e nem se pode dizer que o preço seja muito exagerado ($199 para os Early Birds). Caso estejam interessados, a entrega está prometida para Setembro deste ano.

1 comentário:

  1. Isto é genial. Já imagino haver um sistema de aluguer em locais como cafés, aeroportos, espaços de co-working etc.

    ResponderEliminar