2019/03/02

OneWeb lança os primeiros 6 satélites da sua rede Internet via satélite


Entramos oficialmente na corrida para a criação de uma rede de internet via satélite, com a OneWeb a ter lançado os primeiros 6 satélites da sua constelação de 650, que levarão a internet a todo o planeta.

No caso da OneWeb, o intuito não é fornecer um serviço de satélite directo aos dispositivos dos clientes, mas sim servir de infraestrutura que liga postos terrestres que fornecem rede 3G, 4G, 5G, WiFi, etc. Mas onde, ao contrário das estações terrestres convencionais, que precisariam de ter uma infraestrutura de suporte para a manter ligada à sua própria rede, aqui se torna possível colocar um destes postos "onde se quiser", mesmo que não haja qualquer outro ponto de acesso à internet em redor.


Os 650 satélites constituirão apenas a fase inicial da rede espacial pretendida pela OneWeb, que vai já referindo que numa segunda fase esse número seria reforçado com 1330 satélites adicionais - desde já estimando que os 650 satélites apenas chegarão para lidar com os clientes que já têm, e que será preciso aumentar a constelação para suportar o crescimento esperado. Ainda assim, é uma constelação que se pode considerar minimalista face à Starlink da SpaceX, que irá contar com cerca de 12 mil satélites (com os primeiros satélites de teste a também já estarem em órbita).

Para reduzir as preocupações com o lixo espacial, a OneWeb refere que quando cada satélite chegar ao final da sua vida útil, será retirado de órbita e desintegrar-se-á na atmosfera sem prejudicar os demais satélites em órbita.

5 comentários:

  1. Daqui a uma década não consigo imaginar a quantidade de lixo espacial que o nosso planeta terá, era importante começar a considerar contra medidas para que não se chegue ao ponto de não conseguirmos controlar a situação tal como não conseguimos controlar o clima na Terra .

    ResponderEliminar
  2. Gostava de ver uma fotografia real dum satélite no espaço.
    Nada de simulações em computador, nem imagens manipuladas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual a dificuldade de dar com elas? Tens muitas dos lançamentos feitos via Space Shuttle, ou o célebre arranjo da "miopia" do Hubble.

      Eliminar
    2. Terraplanagem, oops, terraplanista à vista...

      Eliminar