2019/03/06

Os arquivistas amadores do mundo digital


Costuma dizer-se que algo que vá parar à Internet nunca mais deixará de existir, mas isso nem sempre é verdade, e existe um número alargado de pessoas que assume a função de manterem e organizarem informação digital que lhes interessa e que pode vir a ser útil para muitos outros.

Tal como há quem tenha uma predisposição para acumular coisas físicas ao longo da sua vida, há quem sinta a mesma tendência mas em versão digital. Pessoas que vão acumulando terabytes e mais terabytes de músicas, fotos, ou simples informação sobre todos os temas imagináveis e inimagináveis.

Quase todas as pessoas conhecerão alguém assim: a pessoa a quem recorrem quando estão à procura de alguma coisa que se torna demasiado difícil de descobrir na internet. Pessoas que noutros tempos comprovam os "spindles" de CDs e DVDs que iam gastando a alta-velocidade; e que actualmente vão acumulando discos e mais discos, como quem colecciona cartões de memória. Isto porque, assim que nos afastamos dos conteúdos "do momento", ou dos conteúdos mais populares, descobri-los na internet revela-se bem mais difícil do que se possa imaginar, e acaba por estar dependente de pessoas como estas, que muitas vezes podem ser aquela pessoa solitária que mantém um torrent de algo incomum disponível na internet, na esperança de um dia poder ser procurado por alguém.

Existem comunidades onde estas pessoas se reúnem, e onde se faz questão de referir que, fazer parte deste "clube" é algo que vai para além de dizer "comprei uma dúzia de discos externos". Isto é uma tarefa que muitos fazem por "amor à camisola" e sem qualquer intuito monetário, e onde não são os terabytes que se acumulam que servem de currículo, mas sim o espírito subjacente ao desejo de preservar esta nossa história digital (mesmo se muitas vezes diz respeito a conversões de coisas antigas, como manuscritos, revistas, cartazes, ou outros conteúdos).

Como se costuma dizer, a "cloud é apenas o disco de outra pessoa"... e estas pessoas são a comprovação efectiva disso mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)