2019/03/03

Robot Mini Cheetah do MIT já faz saltos mortais


O MIT tem trabalhado nas capacidades acrobáticas dos seus robots, e mostrou o pequeno Mini Cheeath a fazer um salto mortal à retaguarda com surpreendente destreza.

Embora a Boston Dynamics já tivesse mostrado o Atlas a fazer um mortal em 2017, esta parece ser a primeira vez que um robot quadrúpede realiza a mesma acrobacia.

Com tamanho mais compacto que o Cheetah 3, o Mini Cheetah pesa apenas 9 kg e tem uma velocidade máxima de 9 km/h. E este avanço mostra-nos o quanto nos temos distanciado dos tempos em que os robots eram sinónimos de máquinas desajeitadas que mal conseguiam dar passos em frente em terreno plano, quanto mais andar em terreno irregular ou dar salto. Consegue até movimentar-se em qualquer direcção, e até ir fazendo rotações enquanto mantém o movimento sempre numa mesma direcção.

... Como já vai sendo habitual neste tipo de demonstrações, também o vemos a resistir a empurrões com os pés, e até a tentativas de lhe passar uma rasteira a uma das suas patas - e quando finalmente cai, tem a capacidade para se voltar a por de pé. :)


P.S. Para quem se preocupar com os robots a dominarem a terra, os segundos finais do vídeo são dedicados a algumas das experiências que correram mal...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)