2019/03/30

Spacewalk de mulheres cancelado por falta de fatos espaciais


Aquele que deveria ser o primeiro "passeio espacial" só com mulheres foi cancelada, devido à falta de fatos de astronauta adequados.

A NASA tinha planeado uma missão de reparação no exterior da ISS, que deveria ser levada a cabo pelas astronautas Anne McClain e Christina Koch, e que se tornaria no primeiro passeio espacial exclusivamente com mulheres. Infelizmente, a missão acabou por ser cancelada devido aos fatos disponíveis, tendo o astronauta Nick Hague substituído a Anne McClain.

Este foi um episódio complicado que volta a relembrar a questão da dependência em fatos de astronauta com décadas, e para os quais ainda não foi criada uma alternativa mais recente.


Os actuais fatos são modulares e estão disponíveis em diferentes tamanhos, mas poucos estão "prontos a funcionar". A astronauta McClain pensou que conseguiria operar tanto num dos fatos de tamanho "médio" como num de tamanho "grande", mas depois decidiu que afinal não teria condições de segurança para cumprir a missão num fato "grande". O problema é que na ISS apenas um dos fatos médios estava pronto para utilização imediata, e já atribuído à outra astronauta.

Embora tecnicamente existam mais fatos "médios" na ISS, estes encontram-se, para todos os efeitos, "desmontados" - sem os módulos necessários para a sua utilização. E uma vez que o processo de os equipar e testar não é um processo fácil, a decisão mais simples acabou por ser ceder o lugar a outro astronauta, que pudesse utilizar um dos fatos "grandes" sem complicações adicionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)