2019/03/02

Vista de satélite do Google Maps ia chamar-se "Bird mode"


Milhares de milhões de pessoas em todo o mundo têm que agradecer a umas poucas pessoas que, desafiando um dos fundadores da Google, nos livraram de ter um "Bird Mode" no Google Maps.

Um dos responsáveis pela criação do Google Maps partilhou uma curiosa história sobre a origem do serviço. Há quase 15 anos atrás, enquanto estavam a criar a primeira versão do Google Maps, surgiu um ponto de discórdia quanto ao nome que se deveria dar o modo que mostra as imagens aéreas. De um lado estavam os que achavam que se deveria chamar "satélite", mas do outro estavam os que não achavam isso correcto, uma vez que a maioria das imagens apresentadas são captadas por aviões.



As sugestões estavam a atingir níveis cada vez mais disparatados, com propostas como modo "super-homem", até que finalmente deu por terminada a discussão, dizendo "vamos chamar-lhe bird mode". Um nome que tinha em comum uma coisa: toda a equipa, tanto os que estavam a favor como contra a designação "satélite", concordavam que era um nome disparatado.

E assim... fizeram aquilo que hoje em dia seria impensável poder acontecer na Google. Contrariando as ordens do seu patrão, puseram por sua própria iniciativa o nome "satélite" que acharam ser o mais correcto.




Contrariamente ao que imaginavam, nenhum dos seus superiores parece ter notado a "desobediência" (ou então fizeram de conta que não viram)... e a vista de satélite permanece no Google Maps até aos dias de hoje. :)

2 comentários: