2019/03/12

Web celebra 30º aniversário


Celebra-se hoje o 30º aniversário da criação da World Wide Web, nascida como uma proposta de Tim Berners-Lee para gerir informação diversificada que pudesse ser dinamicamente cruzada através de "hyperlinks".

A proposta de Tim Berners-Lee feita neste dia em 1989, no CERN, foi recebida pelo seu chefe como sendo "vaga mas excitante"; mas seria necessário aguardar mais alguns anos até que a sua ideia se tornasse em algo funcional. Foi preciso criar o formato HTML, o HTTP, e também o primeiro "browser" que permitisse navegar por estes novos documentos, cujo nome agora dispensa apresentações: WorldWideWeb.app.

É incrível pensar como a web, que hoje todos assumem como sendo algo que "simplesmente existe", e com todas as transformações que proporcionou, tem apenas estes 30 anos que hoje se celebram. E esta celebração ocorre num momento em que também se torna essencial analisar os efeitos secundários que permitiu: como o tracking feito aos utilizadores e o impacto que isso tem na sua privacidade.

Ainda assim, há que ser optimista e esperar que daqui por mais 30 anos, a web continue a existir e a promover a partilha e fácil acesso à informação; em vez de se ter tornado num campo minado onde cada país impôs as suas próprias fronteiras digitais ao que se pode, ou não, aceder; ao que se pode publicar; e onde toda e cada página que visite ficará associado ao seu cadastro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)