2019/04/26

Actualização de Maio do Windows 10 não vai funcionar em PCs com drives USB ou cartões de memória


A maldição das actualizações problemáticas do Windows 10 continua, desta vez com a Microsoft a indicar que a próxima actualização de Maio não poderá ser instalada em computadores que tenham drives USB ou cartões de memória.

Embora até à data nunca tivesse sido um problema o número de drives em dispositivos amovíveis ligados a um computador durante o processo de actualização, a actualização de Maio de 2019 do Windows 10 parece ficar baralhada com isso e mudar as letras atribuídas aos drives em questão, motivo pelo qual a MS preferiu bloquear a sua instalação.

A MS dá como exemplo uma pen USB que poderia estar a ser acedida como drive G: mas que depois desta actualização poderia passar a ser o H: - e, mais problemático, a MS refere ainda que também os drives internos podem ser afectados por esta troca de atribuição dos drives, o que seria bastante mais trágico.

Os utilizadores continuarão a poder fazer a instalação se desligarem / removerem os drives amovíveis, ou também se estiverem a fazer a actualização a partir de uma versão mais antiga do Windows 10 - esta restrição só se aplicará a quem estiver a utilizar o Windows 10 com as actualizações de Abril de 2018 (versão 1803) ou Outubro 2018 (versão 1809), e é algo que a MS diz que irá corrigir nas próximas actualizações. Fica a pergunta: porque é que não fazem essa correcção antes de lançarem esta actualização?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)