2019/04/05

Android TV começa a mostrar publicidade no ecrã principal


A Google fez uma actualização ao Android TV que está a desagradar à maioria dos utilizadores, adicionado uma fila de publicidade ao ecrã principal.

Vindo do nada e sem qualquer explicação ou aviso, alguns utilizadores de Android TV depararam-se com uma inesperada fila extra de conteúdos publicitários no ecrã principal das suas Android TVs. Uma medida que até se pode considerar normal vinda de quem vem, mas que obviamente não está a ser muito bem recebida pelos utilizadores que não estavam habituados a ver publicidade neste ecrã dos seus televisores.

Se alguns utilizadores têm sido mais receptivos à actualização, equiparando-a às "sugestões" que também aparecem no YouTube, outros sentem-se afrontados dizendo que será o equivalente a adicionar uma fila de publicidade aos ecrãs principais dos seus smartphones - e para além disso considerando que se trata de uma verdadeira "traição", alterando significativamente as regras após já terem invertido em televisores que custaram milhares de euros.

A Google diz que se trata de um programa "piloto" e que nada está ainda definido, mas parece ser claro que a apresentação de publicidade neste ecrã é demasiado tentadora para que a Google possa resistir. Por agora, os utilizadores de Android TV ainda poderão reverter a actualização e desactivar este comportamento, mas é de esperar que mais cedo ou mais tarde esta nova "funcionalidade" irá chegar a todas as Android TVs (resta saber disponibilizará uma opção para desactivar isto, ou se será necessário fazer root ou aplicar um ad-blocker ao Android TV para se livrarem disto).

Interrogo-me: será também uma questão de tempo até que alguém na Google se lembre de aplicar a mesma técnica aos ecrãs de todos os smartphones Android?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)