2019/04/04

Browsers chineses juntam-se à censura impedindo acesso a página sobre horários de trabalho


Como se não bastasse a censura da "grande firewall da China", também vários browsers chineses estão a impedir o acesso a determinadas páginas consideradas indesejadas - incluindo uma sobre horários de trabalho no GitHub.

A China pode-se ter tornado na "fábrica do mundo" e promover um espírito de abertura, mas simultaneamente mantém um controlo bastante apertado sobre o que pode entrar ou ser visto no território. A internet na China é bem diferente daquela que (ainda) temos no resto do mundo, sem acesso a coisas como os serviços da Google. Infelizmente, esse espírito de censura está agora a alastrar-se aos próprios browsers chineses, que vão aplicando ainda mais limites quanto ao que se pode ver.

Browsers como o QQ Browser da tencen, 360 Browser da Qihoo e também o browser nativo da Xiaomi, passaram a bloquear o acesso a uma página no GitHub. Mais o mais preocupante (para não dizer ridículo) é que o conteúdo "subversivo" que está a ser bloqueado é apenas e somente um local de discussão sobre os horários abusivos "996" praticados na China (trabalhar das 9h da manhã às 9h da noite, 6 dias por semana).

Embora muitos critiquem este horário (daí a existência da página), infelizmente é o tipo de horário que o governo Chinês quer que a população considere como sendo normal - ao ponto de alguns trabalhadores até pedirem que assim seja, quando algum negócio propõe trabalharem apenas 5 dias por semana, para "evitarem ter o trabalho extra de procurar um outro trabalho em part-time para ocupar o dia que sobra".

Por agora os visitantes chineses deste repositório do GitHub não estão demasiado preocupados com a medida, uma vez que poucos utilizam os referidos browsers chineses para navegar na internet. Mas não deixa de ser mais um pequeno passo, preocupante, no sentido de expandir a censura para além dos filtros já aplicados.

1 comentário:

  1. A censura na China é mesmo impressionante...até quando os Chineses vão ter de aturar esta treta...!?

    ResponderEliminar