2019/04/10

Compradores do Pixel 3 e OnePlus 6T vêm maioritariamente dos Samsung


Quem é que compra um Pixel 3 da Google ou um OnePlus 6T? Estatísticas da Counterpoint Research indicam que são pessoas que maioritariamente vêm de smartphones Samsung.

Com o mercado a estar saturado, a única forma que os fabricantes têm de aumentar quota de mercado é "roubando" clientes às outras marcas. Aqui entra o muito importante factor de "fidelidade" à marca (não por conta de períodos de fidelização forçados, como acontece nos operadores), e torna-se por isso interessante espreitar estas movimentações.

A Conterpoint Research analisou de que marca vieram os compradores do Pixel 3 da Google e do OnePlus 6T.



No caso do Pixel 3, temos 51% de utilizadores que anteriormente tinham um smartphone Samsung, e também o facto curioso de que 18% vieram do campo concorrente (Apple). Já no caso do OnePlus 6T, são também os ex-Samsung que lideram a tabela, com 37%, e também os ex-Apple que ficam na segunda posição, com 16%.

Há no entanto que ter alguns aspectos em consideração. Em primeiro lugar, com a Samsung a liderar a quota de mercado em Android, acaba por ser natural que a maioria das pessoas que mude de smartphone tenha vindo de um Samsung. Por outro lado, não nos podemos esquecer que o volume de vendas dos Pixel 3 é "insignificante", e que mesmo o OnePlus 6T podendo ser o modelo mais bem sucedido da marca, também continua a ser um modelo com volume de vendas reduzido. Dito isto, parece que a Samsung tem que se esforçar um pouco mais para minimizar a vontade destes seus clientes se mudarem para outras marcas.

3 comentários:

  1. O maldito launcher da Samsung e a falta de actualizações, faz com que uma parte significativa de quem compra os topos da Samsung procure marcas com políticas opostas, isto passou-se parcialmente comigo, comprei um Xiaomi com Android One.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso era há uns anos atrás, penso que a realidade é outra, pois a nova OneUi está a dar cartas e as actualizações também estão mais céleres!

      Eliminar
  2. Como referem no final no artigo, quem adquire estes modelos só pode vir maioritariamente da Samsung, pois por algo será há largos anos a numero 1 em vendas.

    ResponderEliminar