2019/04/28

Death Metal criado por A.I. tem canal ininterrupto no YouTube


À primeira vista, estes Dadabots poderiam parecer uma banda de música como qualquer outra. A única diferença é que em vez de músicos tudo é gerado por um sistema de inteligência artificial, o que lhe permite ter um canal a transmitir música "original" 24 horas por dia, sem interrupções.

Os sistemas de inteligência artificial têm sido aplicados a todas as áreas, e os trabalhos criativos não são excepção. Embora muitos possam argumentar que o Death Metal não será propriamente um estilo musical onde se possam apreciar as nuances da capacidade artística desta AI, será quase certo que seja uma questão de tempo até que este mesmo sistema seja aplicado a todos os outros estilos musicais, da música pop à música clássica.

Curiosamente, este tipo de projectos levanta também outras questões interessantes. Estando a criação musical a cargo de uma A.I., a quem deverão pertencer os direitos de autor das suas criações originais? Será dos programadores do sistemas? Ou de todos os artistas cujos trabalhos contribuíram para a aprendizagem do sistema? Mas, se fosse esse o caso, então não deveriam os artistas humanos ceder os direitos de autor aos artistas que ouviram ao longo da sua infância e adolescência, por os terem influenciado?

... Vai ser interessante ver como é que tudo isto irá funcionar...

Nota: ter atenção ao volume antes de pressionarem "play" no stream que se segue! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)