2019/04/02

Descodificador para o Mira Ransomware já disponível


A F-Secure criou um programa para decifrar os conteúdos encriptados pelo ransomware Mira, que está disponível gratuitamente para todos.

A praga dos ransomware tem deixado muitos utilizadores particulares e empresas desesperados, incapazes de aceder aos dados, que muitas vezes incluem coisas irrecuperáveis como todo o seu histórico de fotos de família, entre muitas outras coisas (o que por outro lado relembra a importância dos backups).

Felizmente, por vezes é possível criar ferramentas para desfazer o mal feito pelos ransomware, e neste caso a F-Secure conseguiu inverter o processo utilizado pelo Mira. Desta forma, quem ainda tiver discos com dados encriptados por este ransomware, poderá agora recuperá-los sem pagar qualquer tipo de resgate.


Caso alguma vez se vejam perante uma situação idêntica, e se tratarem de dados realmente importantes e para os quais não têm backup, importa manterem os discos intocados, para que no futuro os possam recuperar caso uma ferramenta deste tipo fique disponível para o ransomware em questão.

Podem encontrar o descodificador para o Mira Ransomware aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)