2019/04/27

Fita LED para TVs por €5

Ver televisão numa sala completamente às escuras é uma experiência que não é lá muito agradável para os olhos, mas felizmente pode ser resolvida de forma bastante fácil e económica.

Fico muitas vezes surpreendido por ver familiares e amigos verem televisão nas suas salas completamente às escuras - nem sequer se apercebendo no impacto que isso tem nos seus olhos (e que se torna ainda pior quando se tratam de televisores que nem sequer se ajustam automaticamente à luminosidade ambiente e continuam a exibir imagens de alto-brilho, como se fosse de dia).

Para além do correcto ajuste da luminosidade, há algo simples que pode (e deve) ser feito e que resolve rapidamente a questão: colocar um qualquer tipo de luz na parte de trás do televisor, para criar um efeito luminoso na parede em redor do televisor, e que ajudará os nossos olhos a manterem uma referência luminosa.

Ora, é para isso mesmo que existem fitas LED como esta, que pode ser alimentada directamente por uma das portas USB do televisor, e que consiste em duas fitas LED de 50 cm separadas, para mais fácil posicionamento no televisor (por exemplo: uma na parte de cima, outra na de baixo). Para além disso, como se tratam de fitas RGB, podem também ajustar a cor (e intensidade) delas, para que fique ao vosso gosto: uns podem preferir uma tonalidade amarelada, outros podem preferir vermelho, etc.

Custando apenas 5 euros é daquelas coisas em que nem vale a pena perder tempo a pensar se vale a pena: vale sim! Experimentem e depois digam-me como é que aguentaram ver TV durante tempo sem isto. :)

7 comentários:

  1. Já tive uma TV da PHILIPS que tinha uns LEDs incorporados atrás que fazia isso, com a particularidade de ter 4 zonas de LEDs, que mudavam de cor, independentemente, consoante as cores na imagem da TV :)
    Sei que dá para fazer isso em qualquer TV, mas é preciso Raspberry :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tenho isso montado na minha. lightberry ;)

      Eliminar
    2. E se a TV tiver um sistema android?

      Eliminar
  2. mandei vir duas, obrigado pela dica. ;)

    ResponderEliminar
  3. recebi hoje as fitas, mas ao fim de 2 minutos de as colocar já estavam praticamente toda descoladas da tv... aconselham alguma coisa para isto? Colocar cola tem um efeito "permanente" o que pretendia evitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não apanhei nenhuma fita LED que viesse com adesivo que "colasse". A solução é usar fita adesiva de dupla face decente, como da 3M (leia-se: 3M verdadeira :)

      Eliminar
    2. Obrigado pela sugestão Carlos!

      Eliminar