2019/04/18

Google vai apresentar browser e motores de busca alternativos na Europa


A Google foi rápida a reagir às exigências europeias, e vai passar a apresentar ecrãs com suguestões alternativas para o browser e motor de pesquisa no Android.

De forma idêntica ao que se passou com o Windows e Internet Explorer no passado, com a a Microsoft a ser obrigada a apresentar um ecrã que permitia seleccionar um browser diferente, é agora a vez da Google passar pelo mesmo.

Ao longo das próximas semanas, os utilizadores com equipamentos Android irão ser confrontados com um ecrã que lhes apresenta alternativas para o browser e para o motor de pesquisa (imagem inicial), e que apresentarão sugestões referentes às opções mais populares do seu país. Por exemplo, nos motores de pesquisa poderemos ver o DuckDuckDuckGo, nos browsers teremos opções como o Firefox, Edge, ou Opera. Isto acontecerá da primeira vez que abrirem a Play Store e, tal como já acontece actualmente, os utilizadores poderão especificar que as querem utilizar como "default" pelo sistema.


No Chrome, também temos uma mensagem na parte inferior que relembra os utilizadores de que podem alterar o motor de pesquisa e que não são obrigados a usar o da Google.

Seria interessante ver a Google revelar, daqui por alguns meses, as estatísticas das escolhas dos utilizadores. É que, contrariamente ao que aconteceu com a Microsoft, que acabou por perder o domínio do Internet Explorer (não necessariamente relacionado com o ecrã de escolha europeu), aqui parece-me muito menos provável que o Chrome não continue a ser o preferido dos utilizadores. Mesmo se, em certos aspectos, se possa considerar que o Chrome se está a tornar num novo "IE".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)