2019/04/06

Mais 540 milhões de utilizadores Facebook expostos na net


Já quase começa a dar pena falar de mais fiascos de segurança do Facebook, mas no entanto eles continuam a surgir. Desta vez, com dados de mais de 540 milhões de utilizadores, apanhados por intermédio de uma empresa mexicana.

Neste caso a falha não foi teve directamente a ver com o Facebook mas sim com a empresa mexicana Cultura Colectiva, que por algum motivo tinha em seu poder 146GB de dados contendo informação sobre 540 milhões de utilizadores do Facebook, incluindo coisas como like, comentários, reacções, IDs do Facebook e outros.

Mesmo sendo certo que o propósito principal do Facebook é partilhar coisas com o mundo, não sei se será propriamente este tipo de "partilha" que os utilizadores estarão à espera quando utilizam o Facebook. Mas as coisas não se ficam por aqui.

Foi também descoberto um backup num servidor acessível publicamente, que continha dados sobre utilizadores da antiga app At The Pool do Facebook. Embora neste caso fossem apenas 22 mil utilizadores, o caso torna-se mais grave por conter também passwords em plaintext(!) - facilmente se imaginando que alguns (muitos?) destes utilizadores provavelmente estarão a utilizar estas mesmas passwords para as suas contas do Facebook.

... Considerando-se que se trata de uma app que foi encerrada em 2014, fica também por explicar porque motivo esta informação ainda estava a ser guardada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)