2019/04/14

Mota eléctrica Zero SR/F quer bater recorde em Pike’s Peak


A Zero Motorcycles tem sido chamada de "Tesla das motas", e vai querer demonstrar isso com a sua nova mota Zero SR/F de 2019, mostrando o que vale em Pike’s Peak.

A forma mais fácil de um fabricante de veículos se fazer notar é obter algumas vitórias e recordes em provas bem conhecidas, e a Zero Motorcycles quer tirar partido disso. Depois de em 2013 se ter tido uma mota eléctrica a ganhar o Pike's Peak (com 20 segundos de avanço sobre a segunda classificada), este ano teremos uma Zero SR/F quase de série a querer mostrar as suas capacidades.

Com motor de 82 kW não se espera o tempo mais veloz de sempre (a Lightning LS-218 de 2013 tinha quase o dobro da potência: 150 kW), mas por outro lado estamos a falar de uma mota que, em relação à versão de estrada que se pode comprar nas lojas, teve apenas alterações nos pneus e suspensão, remoção do carregador integrado, e um guiador modificado para ficar ao gosto do piloto Cory West: motor, chassis, bateria, etc. será tudo de série.


Um dos aspectos que tem gerado maior curiosidade e preocupação é saber se a mota conseguirá manter o máximo desempenho ao longo dos exigentes 20 km da prova, já que se trata de uma moto que conta com um sistema de arrefecimento a ar. Se a temperatura for demasiada o motor e baterias entrarão em modo de funcionamento "limitado", mas a Zero diz que as melhorias feitas a nível dos dissipadores deverão permitir manter o desempenho total do início até ao fim.

... Descobriremos a 30 de Junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)