2019/04/20

Mozilla WebThings dá continuidade ao Project Things IoT


A Mozilla quer estar na linha da frente da IoT, e promoveu o seu projecto experimental "Things" para o projecto oficial WebThings.

O Mozilla WebThings é uma plataforma com a qual a Mozilla espera facilitar a criação de todo o tipo de coisas que se queira manter ligadas através da internet, quer sejam sensores, dispositivos inteligentes, ou qualquer outra coisa que se possa imaginar. Com esta nova versão, temos configurações de rede facilitadas, registo histórico de eventos e valores, alarmes, e uma versão do WebThings Gateway baseado em OpenWRT que poderá ser aplicado a routers domésticos.


O grande problema do IoT actual é existirem tantas plataformas e variedade de dispositivos que se torna complicado optar por uns ou outros. O recurso ao MQTT tem sido uma das formas de escapar a essa diversidade, garantindo que qualquer equipamento poderá comunicar com qualquer outro equipamento ou plataforma (que suportem MQTT) e, nesta fase, parece-me que será uma das apostas mais seguras para não se ficar preso a nenhum fabricante ou marca.

É que nestas coisas para as casas, espera-se que as coisas possam continuar a funcionar daqui por 10 ou 20 anos... e não será conveniente depositar a confiança num qualquer fabricante que, se calhar, daqui por 7 ou 8 anos poderá já nem existir.

2 comentários:

[pub]