2019/04/20

Instagram pode esconder contador de "likes"


O Instagram está a considerar uma alteração que teria um impacto radical na plataforma, escondendo o contador de likes das fotos.

O desejo de ter o maior número de likes possível é algo que contagia grande parte dos utilizadores das redes sociais, e que muitas vezes dá lugar a comportamentos obsessivos. Há pessoas que ostentam o número de likes que obtêm como se fosse uma "medalha" da sua superioridade face a outras, e também aquelas que não sentem qualquer remorso em apagar entradas que não reúnam um número de likes que considerem ser minimamente aceitável. Mas... será isso saudável?

O próprio Instagram parece achar que não, e embora não tenha intenções de o fazer num futuro imediato, já tem implementado testes que escondem o contador de likes das fotos.


Quem publica as fotos continuará a poder ver o número de like, mas esse valor deixará de estar visível publicamente - com isso procurando-se quebrar a "pressão" que acompanha esse número, tanto para quem publica como para quem vê.

É que mesmo do lado de quem vê, encontrar uma foto que tenha "milhões de likes" poderá dar um maior incentivo que também se faça like, enquanto conteúdos com poucos likes poderão refrear esse comportamento, para que não se queira ser apontado como a pessoa que gostou de algo que poucas pessoas gostaram. A abolição do contador público poderia ter como efeito libertar - ambas as partes - dessa pressão; de modo a que cada um se concentrasse apenas em gostar do que realmente gosta, independentemente do que pensarem todos os outros.


P.S. Podiam era aplicar o mesmo conceito de "esconder" às passwords! ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)