2019/04/30

Tesla vai reduzir preço dos seus painéis solares


Com a parte dos automóveis estabilizada, a Tesla volta a sua atenção para os painéis solares, onde avança com uma substancial redução de preço que os deixará quase 40% mais baratos que a média nos EUA.

A Tesla diz que vai disponibilizar os seus painéis a um preço de apenas $1.75 a $1.99 por watt, face aos $2.85 praticados em média nos EUA. Para ajudar nesta redução de custos a Tesla, à semelhança do que fez nos seus automóveis, vai reduzir as opções de personalização - passando a disponibilizar apenas conjuntos em múltiplos de 4kW (12 painéis) - e vai também pedir aos clientes que ajudem no processo de instalação, tirando fotografias ao quadro eléctrico, assim evitando uma visita presencial de um técnico para fazer essa tarefa.


O interesse da Tesla na energia solar é bem conhecido, mas as coisas têm estado bastante mais demoradas do que seria desejado. Já lá vão mais de dois anos desde que a Tesla apresentou as suas telhas solares, e mais tarde os seus painéis solares discretos, mas o prometido telhado solar continua a sofrer atrasos e a estar longe da comercialização com o volume que se desejaria.

Este é um segmento que adquire importância crítica numa altura em que se vai acelerando a transição para os veículos eléctricos... e que também nos faz perguntar: como é possível que, em Portugal, com a exposição solar que temos, não existam ainda campanhas de incentivo à instalação de painéis solares?

3 comentários:

  1. No site da Tesla não encontro informação sobre os painéis, só das telhas. Alguém sabe onde posso obter mais informação?

    ResponderEliminar
  2. Em PT os normais preços são diferentes, para melhor.

    Um painel de +- 300W custa +- 120/150€.

    Portanto, metade da relação preço/potencial dos painéis nos EUA.

    ResponderEliminar
  3. Nem de propósito:
    https://lisboaenova.org/plataforma-solar-de-lisboa/?fbclid=IwAR0AXlp4gLV0UA2F4oEFLzI0DmcxapeiVOBXPwqeda-GzC-lY16G-YUTZIA

    ResponderEliminar