A aventura "Plug Me In", de fazer a mais longa viagem num automóvel eléctrico (sem gastar dinheiro), chegou ao fim após quase 95 mil quilómetros percorridos.
Wiebe Wakker teve a ideia "louca" de demonstrar as potencialidades e poupança dos carros eléctricos, indo da Holanda até à Austrália sem gastar dinheiro. Foi uma aventura que demorou mais de 3 anos e que o fez percorrer 33 países, contando com a ajuda de apoiantes que lhe iam disponibilizando alojamento, comida e electricidade para recarregar o seu carro (um VW Golf eléctrico modificado).
Aliás, a escolha do veículo acabou por complicar bastante esta viagem, uma vez que - ao contrário de um Tesla que permitiria uma autonomia bem mais confortável - o seu Golf "Blue Bandit" tinha uma autonomia de apenas 200 km, e mesmo assim ficou demonstrado ser possível chegar ao outro lado do mundo. No final, o objectivo de gastar "0 euros" não foi cumprido, mas o custo total ficou por menos de 300 euros (e quase todo devido ao custo de recarregar o carro no "Outback" Australiano já na secção final da viagem).
Considerando que num automóvel a combustão teria que ter gasto mais de 6700 litros de combustível (mais de 10 mil euros), acho que se pode dizer que o objectivo de promover os automóveis eléctricos e de que a questão da autonomia não é realmente um "problema", terá sido plenamente atingido. :)
O que é o "Outback australiano"?
ResponderEliminarhttps://en.wikipedia.org/wiki/Outback
EliminarAhhh! Ok, é o deserto australiano!
EliminarÓ puxa-vida Carlos, tens que nos facilitar a vida rapaz! ;)
Não pus deserto porque, tecnicamente, não é "deserto"... :)
EliminarTens por lá povoações, ranchos, e tudo o mais (mesmo que os vizinhos mais próximos possam estar a 500 ou 1000 km. :)
Não tenhas problemas. Existem desertos com características bastante distintas, que podem incluir povoações, cidades, lagos, oásis, e até bosques lá pelo meio.
EliminarNo Estados Unidos, tens um dos exemplos mais famosos: Las Vegas é uma cidade... No meio do deserto!
Qual era a diferença de eu fazer a mesma viagem de carro e andar a pedir dinheiro para a gasolina? Na realidade também conseguia fazer a viagem de "graça".
ResponderEliminarEh, eh. Precisamente. ;)
EliminarBem, está no título e na primeira frase: "fazer a mais longa viagem num automóvel *eléctrico*". A diferença é mesmo ser eléctrico. :)
EliminarFiz assim umas contas por alto, e carregando o carro à noite no período mais económico a viagem ficava por menos de 2000€. Não era de graça mas mesmo assim bem mais barata.
EliminarEu com o meu Tesla conseguia fazer por exemplo Portugal - Holanda de graça, só em supercarregadores. Fora isso não faço ideia. https://supercharge.info/map
ResponderEliminar