2019/04/04

Wayve mostra carro autónomo capaz de circular em estradas europeias apertadas


A Wayve diz ter conseguido antecipar-se a empresas bastante maiores e criado um sistema de condução autónoma que só precisa de uma câmara convencional e sistema de navegação GPS para conseguir conduzir em estradas que nunca tenha visto antes, incluindo as estradas europeias mais apertadas.

Até ao momento a maioria dos fabricantes que vai prometendo sistemas de condução autónoma têm-se focado apenas em troços estilo via-rápida, ou em áreas onde existam mapas "HD" que facilitem a navegação. A Wayve diz ter dispensado tudo isso, apostando num sistema que usa apenas um GPS convencional e uma única câmara para ver a estrada, simulando um condutor humano, e que é capaz de conduzir por estradas que nunca viu antes.

A demonstração que mostra o sistema a conduzir em estradas apertadas é impressionante, mas é também visível que o sistema está ainda longe de estar apto para consumo público (por algumas vezes o carro insiste em encostar-se demasiado à berma, quando tem automóveis parados poucos metros à frente)... para não falar do "nervosismo" do volante.

Seja como for, sem dúvida que parece promissor, e seria interessante ver uma pequena empresa superar o que "gigantes" têm tentado fazer. O problema é que este é uma daquelas coisas em que poderá ser relativamente fácil resolver 90% dos problemas para obter um produto minimamente funcional... mas resolver os 10% finais que seriam necessários para poder lançar o sistema publicamente, será algo bastante mais custoso e complicado.




2 comentários:

  1. Pelo sim, pelo não, demonstraram com um twizy da renault, que só ocupa meia via!

    ResponderEliminar
  2. Não convenceu de todo, estão a usar um "meio" carro, o uso da direção até mete medo e estão a dispensar ao limite o uso de hardware.
    Gostava de o ver num daqueles túneis com kms e fraca iluminação.

    ResponderEliminar